O Arcebispo do Toledo e Primaz da Espanha, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, denunciou que os programas educativos que estão implantando no país procuram o "desaparecimento do homem, da verdade do homem"; a pesar que a grandeza do ser humano "está em Deus".

Sem mencionar explicitamente a disciplina de Educação para a Cidadania, o Cardeal lamentou que os programas educativos na Espanha promovam "uma antropologia sem Deus". "Daí a posição que os bispos e tantos cristãos têm ante certos aspectos educativos, porque somos conscientes do que nos estamos jogando", assinalou durante uma Missa de envio de três sacerdotes ao Peru.

Nesse sentido, o Cardeal Cañizares denunciou que "a cultura de hoje não tem futuro porque se apóia no homem derrotado" e vai contra os valores evangélicos.

"A cultura de hoje vê o homem humilde como um homem derrotado, como um homem que não tem perspectiva nem tem futuro, porque tudo depende do homem, da decisão do homem, do homem que quer construir a si mesmo", explicou.

O Arcebispo disse que "esse é o espírito da época da modernidade: um construtivismo que se passa também no âmbito educativo, mas que destrói o homem". Acrescentou que os meios de comunicação também contribuem à extirpação de Deus da vida do homem e isso "nos estamos tragando de maneira inconsciente e suicida".

"É necessário seguir o modelo de Deus e não dos cínicos. É necessário seguir o caminho dos sábios, seguir a sabedoria de Deus, porque assim caminharemos na verdade que nos faz livres", afirmou.

O Cardeal Cañizares presidiu a Missa na Catedral Primaz onde enviou os sacerdotes José Tarjuelo, Jaime Ruiz del Castillo e Emilio Bosch, à Prelatura de Moyobamba (Peru); e a quem recordou que é a comunidade diocesana que os envia, "dela são parte e ela os envia a levar o amor de Deus a todos os homens e especialmente aos mais pobres". Os três presbíteros partirão em 17 de setembro.