O Papa Bento XVI aceitou a renúncia apresentada pelo Cardeal Paul Poupard, por limite de idade, ao cargo de Presidente do Pontifício Conselho da Cultura e nomeou em sua substituição Dom Gianfranco Ravasi, elevando-o à dignidade de Arcebispo.

No mesmo ato, o Santo Padre nomeou ao até agora Prefeito da Biblioteca Ambrosiana, também novo Presidente das Pontifícias Comissões para os Bens Culturais da Igreja e de Arqueologia Sacra.

O Arcebispo eleito nasceu em Brianza, Merate, (Itália) em 1942. O hoje renomado perito e divulgador das Sagradas Escrituras iniciou por própria iniciativa seus estudos da língua grega assim que concluiu o quinto ano de escola primária, pela atração que exerciam nele "aquelas 64.327 palavras que compõem os quatro Evangelhos na língua original". Em seguida estudou hebreu e uma dúzia de outras línguas antigas e modernas.

Depois de estudar Teologia no seminário de Venegono, a arquidiocese de Milão o enviou a prosseguir seus estudos ao Pontifício Instituto Bíblico, em Roma. Foi ordenado sacerdote em 1966.

Foi professor de exegese na Faculdade de Teologia de Milão e na atualidade é colaborador fixo de Avvenire, o jornal da Conferência Episcopal Italiana, e do laico "Il Sole 24 Ore".

Em 1989 foi nomeado Prefeito da Biblioteca e da Pinacoteca Ambrosiana, em Milão, instituição fundada em 1607 pelo Cardeal Federico Borromeo e da qual foram seus prefeitos ilustres cardeais entre os quais se encontra Achille Ratti, eleito Sucessor de Pedro em 1922 com o nome de Pio XI.

Para o último Tríduo Pascal, o Papa Bento XVI lhe deu o encargo de escrever os textos da Via-Crúcis celebrado no Coliseu romano na Sexta-feira Santa.