A Santa Sé publicou hoje a carta que o Papa Bento XVI dirigiu aos jornais diocesanos da Áustria por motivo de sua próxima viagem apostólica a esse país e em que expressa seu desejo de encontrar-se com a "grande cultura austríaca" e o presente dessa nação.

"Amo as paisagens maravilhosas de sua pátria, que me recordam os passeios dominicais de minha infância, a grande cultura austríaca e a amabilidade de seu povo", escreve o Santo Padre na missiva que prepara sua viagem programada para os dias 7, 8 e 9 do mês em curso e no qual visitará Viena e o famoso santuário de Mariazell por ocasião do 850º aniversário de sua construção.

"Durante minha viagem a Áustria encontrarei a grande cultura enriquecida com o passar dos séculos, mas sobre tudo encontrarei o presente: os conflitos e as perguntas de uma época cada vez mais acelerada, a fadiga da fé e de ser cristão na convivência com as diversas culturas e tradições", assinala o Pontífice em sua missiva.

O Santo Padre afirma que no "coração" Mariano da Áustria está o santuário do Mariazell, e recorda que em sua capela privada tem uma cópia da Virgem de Mariazell, que João Paulo II trouxe consigo do santuário.

"Quando rezo na capela vejo o rosto benevolente da Mãe de Deus de Mariazell e eu também percebo o sentimento de tranqüilidade que São José transmite ao Menino Jesus", compartilha o Papa com os austríacos.