"A família está ferida, façamos que seja a célula vital da sociedade", respondeu o Santo Padre a um dos jovens que lhe perguntou sobre esta realidade no encontro que sustentou que mais de 500 mil jovens provenientes de toda a Itália. "A família deve ser o lugar onde se aprende a viver", afirmou o Papa.

Respondendo à mesma pergunta, o Santo Padre disse também que "na Igreja não há periferias, porque onde está Cristo tudo está no centro. A sociedade de hoje necessita da solidariedade, da criatividade, da vitalidade de todos porque para Deus não há periferias".

Ao responder em seguida outra pergunta sobre as mudanças no mundo, Bento XVI afirmou que "o mundo está mudando e esta é a missão da juventude: mudá-lo, e esta é a esperança de todos", para em seguida exortar a todos os presentes a "serem protagonistas" e "mudar o mundo" além de não conformar-se com a sociedade e esforçar-se constantemente nesta missão.

"É difícil falar com quem acredita que Deus é um patrão e que a Igreja é uma instituição que limita a liberdade e impõe as proibições", respondeu o Papa a uma jovem que lhe perguntou que coisa fazer em um mundo aonde muitos jovens vêem uma Igreja como um simples juiz que se opõe a seus desejos de amor.

"Devemos fazer ver que a Igreja não é um centro de poder. Faz falta tirar estas etiquetas e dizer que em realidade é uma comunidade e um acompanhamento em que os problemas da vida de todos são confrontados com alegria e liberdade", adicionou o Pontífice.