Durante a Missa celebrada por ocasião da festa de São Ramón Nonato, o Arcebispo de Buenos Aires e Primaz da Argentina, Cardeal Jorge Bergoglio, fustigou a quem "acredita ser dono da vida".

No marco da multitudinária Missa na paróquia São Ramón Nonato do bairro portenho de Villa Luro, o Cardeal recordou que "todos somos convidados ao banquete da vida".

"O gozo de viver dado a todos, é um presente", destacou o Cardeal, depois de pedir ao santo protetor dos nascituros e padroeiro das mulheres grávidas que "saibamos conviver como convidados ao banquete da vida e não andemos de forma prepotente".

Depois de afirmar que "quem se acredite dono da vida, equivocou-se", exortou a "não acreditar-se que, por ter um pouco de poder, podemos monopolizar ou nos apropriar da vida".

"Quanto maior for, mais humilde tem que ser, porque a altura do poder te deixa enjoado, e quando enjoa diz besteiras, coisas que não estão em seu lugar", enfatizou.

O Primaz alertou também sobre os "orgulhosos" que se "acreditam donos da vida e podem dizer que este tem que viver ou morrer" e convocou a utilizar três palavras: permissão, obrigado e perdão.

"Obrigado pelo dom da vida e perdão pelas vezes que não esteve à altura da vida", insistiu em pedir à paróquia, com quem manteve uma sorte de diálogo.

Depois da Eucaristia que foi seguida por mulheres grávidas, casais que desejam ter um filho e crianças, o Cardeal Bergoglio abençoou as imagens de São Ramón Nonato e renovou o compromisso das "mensagens da vida" que as levarão de casa em casa para dar testemunho desse dom de Deus.

Em tanto, os casais que esperam um filho receberam sapatinhos de presente e se comprometeram a trazer um par quando nascer a criatura, a fim de poder entregar-lhe do mesmo modo como testemunho de "fé e esperança" a outra futura mamãe.