De cara à visita do Papa Bento XVI a Áustria de 7 a 9 de setembro, a imprensa local começou a brindar detalhes da viagem, entre os que destaca o uso do báculo do peregrino, com o que o Pontífice percorrerá alguns metros até o Santuário de Mariazell para atestar que deseja ser peregrino ao lado de milhares de peregrinos.

Bento XVI chegará a Áustria na sexta-feira, dia 7, dia em que visitará o Convento das Salesianas em Rennweg; em seguida será transladado no papamóvel até o Platz am Hof. Essa noite pernoitará na Nunciatura.

Na manhã seguinte viajará a Mariazell em helicóptero. Depois de percorrer algumas ruas em papamóvel, o Pontífice descenderá do veículo uns metros antes de chegar ao santuário Mariano e, usando o báculo do peregrino, caminhará até o templo; para assim expressar que o Papa vem a Áustria como peregrino ao lado de incontáveis peregrinos.

Outro detalhe destacado pela imprensa é o uso do papamóvel, novidade que trouxe João Paulo II para estar em contato direto e pessoal com os fiéis. O primeiro destes veículos data de 1980 e foi um Mercedes-Benz.

calcula-se que no mundo existem 60 papamóveis. Com exceção dos primeiros, depois do atentado de 13 de maio 1981, a maioria destes são veículos blindados.