O Bispo Auxiliar de La Plata, Dom Antonio Marino, advertiu que a Universidade Nacional de La Plata (UNLP), está cometendo um ato imoral ao entregar gratuitamente a pílula do dia seguinte aos estudantes, porque vai contra "um princípio que não negociamos, que é o respeito à vida".

A UNLP anunciou a entrega gratuita do fármaco, ao que poderão acessar mais de 50 mil estudantes, como parte do Programa Nacional de Saúde Sexual e Procriação Responsável.

O Prelado declarou a um meio local que a entrega "é legal mas não é moral. Nem todo o juridicamente estabelecido é bom. Este programa vai contra um princípio que não negociamos, que é o respeito à vida. A pílula do dia seguinte é abortiva. Não podemos admitir esta intervenção que promove a promiscuidade".

Do mesmo modo, embora as autoridades da universidade digam que não promovem o aborto e que só querem evitar gravidezes não desejadas e situações de risco, o pároco da Igreja Imaculada Concepção de Gonnet, Pe. Eduardo Lorenzo, assinalou que "a responsabilidade não passa por aceitar males menores mas sim (em fazer) o que se deve fazer".

Em diálogo com uma emissora, o sacerdote reafirmou sua condenação ao aborto e às pílulas abortivas, e indicou que "não vamos condenar ninguém por pensar diferente", mas "às vezes há um discurso muito demagógico e populista" que busca congratular-se com o voto juvenil.

A UNLP, que já distribui mais de 20 mil preservativos ao ano, é o primeiro centro de estudos em aplicar o programa governamental de saúde sexual, gerando polêmica e oposição dentro e fora da universidade.