A Associação Nacional de Ministros Evangélicos da Guatemala tomou a controvertida decisão de apoiar politicamente ao general aposentado Otto Pérez Molina, candidato à presidência pelo "Partido Patriota".

A decisão de apoiar abertamente um partido para as próximas eleições gerais se tomou nesta terça-feira, em seguida que o candidato do PP expusera seu plano de governo a mais de 100 pastores que integram a associação evangélica.

Durante o encontro, Pérez Molina recordou aos ministros evangélicos que, além de segurança e emprego, sua proposta inclui desenvolvimento social e rural, e que não devem fazer caso a pedido do candidato da "Unidade Nacional da Esperança" -que lidera as pesquisa de opinião- de não votar por um militar.

"Jeová é o Deus dos exércitos, e não rechaça os militares. Ele abençoou nossa campanha, e a cada dia há mais gente nos apoiando", assinalou Pérez Molina durante o encontro.

Josué Muñoz, da igreja "Príncipe de Paz", dirigiu a oração da reunião, durante a qual os ministros evangélicos estenderam suas mãos sobre Pérez Molina em sinal de aprovação e respaldo.

"Quando estava o pastor Harold Cavalleros (como candidato à presidência da república) os evangélicos tinham uma opção; mas ao ir-se (da disputa), o que fica é apoiar o general", disse Muñoz ao jornal "Prensa Livre".

"Os pastores são orientadores das ovelhas, e muita gente começou a pedir conselho, por isso é nossa obrigação dizer qual é a melhor opção, e é este candidato (Pérez Molina)", comentou Saúl Pérez, pastor da igreja "Elim".