O Arcebispo de Saint Andrews e Edimburgo, Cardeal Keith O’Brien anunciou sua decisão de retirar-se da Anistia Internacional (AI) devido a sua recentemente decisão política de apoio ao aborto.

Em uma carta enviada ao diretor da AI na Escócia, John Watson, o Cardeal indicou que "por um assunto de consciência e com grande tristeza decidi deixar a Anistia Internacional, a qual me uni em minha época de estudante e vim apoiando durante várias décadas".

"Nos últimos anos falei com firmeza sobre os assuntos da defesa da vida incluindo a necessidade de assegura a vida dos mais pobres do mundo e mostrei minha preocupação e cuidado visitando os países mais pobres da África e Ásia", adicionou o Cardeal O’ Brien.

O Arcebispo também lamentou que AI "parece haver-se colocado diante de uma campanha pelo ‘direito’ universal ao aborto transgredindo assim o direito básico à vida".

A saída do Cardeal O’Brien se soma a do Bispo de East Anglia, Dom Michael Evans, quem decidiu sair da AI depois de 31 anos de pertença à organização, pela mesma razão: a nova política abortista da organização fundada pelo católico Peter Benenson.