Fundada pelo ator italiano Bud Spencer em 1981, a linha aérea de carga Mistral Air pertence agora ao Correio italiano e, graças a um acordo inicial de 5 anos com a Obra Romana de Peregrinação (ORP), leva há alguns dias, com preços econômicos, os peregrinos de Roma até diversos santuários em todo mundo.

"A peregrinação mudou de forma. Hoje tudo deve funcionar mais rápido e, entretanto, mantém seu espírito profundo", disse o Cardeal Camilo Ruini, Presidente da ORP, no vôo inaugural ao Santuário Mariano da Lourdes (França) no qual ele também peregrinou.

Desta maneira, explicou o Cardeal, busca-se responder "a crescente demanda de peregrinos que querem visitar os lugares mais importantes para sua fé". Se tudo seguir segundo o previsto, a cada ano se beneficiarão desta iniciativa 150 000 pessoas.

Nestes vôos, os peregrinos viajam acompanhados de aeromoças e religiosos especialmente capacitados. Além disso, para destacar o sentido religioso destes vôos charter, nos aviões se encontram salmos como "Procuro seu rosto, Senhor".

"Desde o começo se criará uma atmosfera vinculada ao verdadeiro sentido desta peregrinação", comentou o diretor comercial da ORP, Cesare Atuire. "Oferecer uma viagem segura é nossa prioridade, assim como economizar na passagem", explicou.

Pouco antes da decolagem do vôo inaugural, o Cardeal Ruini disse que para que estes vôos também possam chegar a Terra Santa, é necessário que exista "paz, que permitirá aos peregrinos superar seus medos de viajar a esses lugares".

A partir de 2008 está previsto que as pessoas voem também desde Verona, Bari, Brindisi, Lamezia Terme, Catania e Ancona, entre outros lugares até Fátima, Santiago de Compostela na Espanha e à Basílica de Guadalupe no México.