A produtora "Armagedon Filmes" lançou a última obra cinematográfica do produtor e diretor Paco del Touro intitulada "A Santa Morte", em que se analisa o estranho e cada vez mais difundido culto deste nome.

O filme de 100 minutos de duração se pergunta que há por trás dessa estranha "Santa", que faz aparentes "milagres", mas que depois "cobra" o favor outorgado.

Um grupo de atores dá vida a personagens cotidianos que se desesperados pelas circunstâncias, vão à "Santa Morte" para obter saúde, dinheiro, amor... mas a um preço muito alto.

A produção entrecruza três histórias dramáticas: Rubi (Karla Álvarez) é uma mãe angustiada que ao saber que a sua filha tem poucos dias de vida por um câncer no cérebro se aferra a todos os remédios possíveis com o objetivo de saná-la, incluindo o recurso à Santa Morte.

Seu marido, Pablo (Harry Geithner), começa a ter conflitos com ela à raiz do altar da Santa Morte que colocam em sua casa. Os fenômenos paranormais que acontecem em seu próprio lar fazem com que perca a paz e intui que algo anda mal.

Perlita (Ana Sofía Camacho), que tem poucos dias de vida, fica presa na promessa que faz sua mamãe à Santa Morte, em troca do milagre de saná-la.

Enquanto isso, Gustavo (Julio Casado) vive na própria pele o que é ser um desempregado mais, como há tantos no mundo, ao qual vão acumulando as dívidas.

Perdidamente apaixonado por Cecilia (Wendy Braga), uma mulher que só procura luxos e comodidades, Gustavo enfrenta sua crua realidade, ao tratar de cumprir todos seus caprichos.

De repente, sua sorte muda radicalmente quando seu amigo Mauro (Mario Zaragoza) o alenta a converter-se em um devoto da Santa Morte. Agora Gustavo poderá ter tudo o que sempre desejou, mas estará obrigado a render culto por toda vida.

Um bom dia Gustavo deixa de fazê-lo... sem medir as conseqüências.

Como tantas outras mulheres, Elena (Eva Prado) é a clássica esposa caseira que se esforça por atender seu marido, Mauricio (Ramiro Huerta), sem suspeitar que este a engana com sua melhor amiga.

Mauricio, atraído pela paixão para Raquel (Amaranta Ruiz), não mede o perigo de entregar-se a uma mulher que está disposta a tudo por obter que ele seja unicamente de sua propriedade.

A estranha "devoção"

Muita gente se tornou devota à imagem desta chamada "Santa", que é representada por um esqueleto humano embelezado com uma túnica e sustentando uma foice.

Há quem afirme que o culto à Santa Morte, no México, começou no estado de Veracruz, a princípios do século XIX, especificamente em Catemaco.

Em diferentes países da América Latina, a Santa Morte é chamada "São A Morte" e é venerada entre outros países, no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina.

No México, conta aproximadamente com dois milhões de fieis de diferente condição social que vão a ela para solicitar vingança ou impunidade em seus crimes.

"O culto à Santa Morte -diz o Diretor Paco del Touro- estendeu-se a passos largos por toda a América Latina. É incrível que adorem um esqueleto e até que lhe chamem de ‘a Santa’, quando Deus em sua palavra se refere à morte como ‘um inimigo que será destruído no final’".

"Parece-me que tudo é conseqüência da necessidade do ser humano de encher o vazio espiritual de seu coração, e da mixórdia de crenças e doutrinas que circulam hoje em dia na sociedade", adiciona del Touro.

Mais em

"Infelizmente, para os que se aproximam da ‘Santa Morte’, o diabo, quem é o que opera todos os milagres e favores, nunca te dá nada grátis, sempre cobra isso, se não nesta vida...na outra", conclui.

"A Santa Morte" estreará nos cinemas em setembro de 2007.