Cáritas Argentina recordou que no domingo, dia 26 de agosto, data de nascimento da beata Madre Teresa de Calcutá, celebrou-se o Dia Nacional da Solidariedade, como lembrança do compromisso da religiosa que por sua sintonia "com a dor e o sofrimento dos mais excluídos é um modelo indiscutível de serviço e amor solidário, capaz de nos interpelar individual e socialmente".

Dom Fernando María Bargalló, presidente do Cáritas Argentina, recordou que "a solidariedade é tão própria do povo argentino que nos orgulha vê-la surgir espontaneamente ante tantas situações de emergência e adversidade".

"A dor alheia nos comove porque, graças a Deus, ainda palpitam sentimentos em nosso coração", adicionou.

Entretanto, o Prelado considerou que "ante a enorme pobreza e marginalização que ainda padecem tantos irmãos, é indubitável que devemos seguir fortalecendo e –sobre tudo– sustentando esta solidariedade que nos define como povo".

"É importante –adicionou– que tomemos consciência de que nossa ação pessoal, inclusive a mais humilde e discreta, na medida em que reafirma o modo fraternal e comunitário de convivência, é uma contribuição preciosa ao crescimento dos vínculos e da solidariedade".

 "É necessário –insistiu Dom Bargalló– transformar a solidariedade em uma virtude social fundamental, como definiu João Paulo II".

Por último, Cáritas Argentina insiste em colaborar com "a tragédia vivida por nossas irmãs e irmãos peruanos, que nos interpela e compromete a sustentar nossa solidariedade para que, no meio da dor e da angústia destas horas, encontrem em nossas ações um gesto concreto que anime a esperança".

Informações: comunicaciones@caritas.org.ar, www.caritas.org.ar