Em uma carta dirigida aos participantes da 58º Semana Litúrgica italiana que acontece na cidade de Spoleto até 31 de agosto, o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, assinala em uma carta que a participação ativa na liturgia prepara o cristão a inserir-se na realidade do mundo.

Na carta, datada do dia 11 de agosto, o Cardeal Bertone destaca que o tema desta Semana Litúrgica "Celebrar na Cidade do homem", "quer pôr em evidência que para viver como cristãos é necessário harmonizar a fidelidade pessoal a Cristo com a ‘cidadania’, quer dizer, com o compromisso de estar presente no mundo como suas testemunhas".

"Conscientes do convite de Cristo a ser ‘sal’ e ‘fermento’ da terra", contínua a carta do Cardeal Bertone, os cristãos "se comprometeram, movidos pelo Espírito Santo, a animar, com a riqueza do amor evangélico, a cultura e as tradições de seu tempo". O tema do presente congresso "ajuda a entender melhor como levar adiante esta missão na sociedade de hoje com uma fidelidade evangélica celebrada na liturgia e vivida na existência cotidiana".

O Secretário de Estado destaca em seguida que "é precisamente a celebração litúrgica o lugar privilegiado onde, através de um itinerário de tempos e momentos, espaços e lugares, linguagens e sinais, é possível repensar e projetar à própria presença de mediação e de serviço na cidade".

"Assim o recordou o Santo Padre na exortação apostólica pós-sinodal Sacramentum caritatis, destacando que uma profunda espiritualidade eucarística é capaz de incidir na malha social", adiciona o Cardeal.

"Uma ativa participação na celebração litúrgica faz com que o cristão seja mais consciente da vocação e responsabilidade de ser sinal e testemunha de um modo radicalmente novo de atuar no mundo".

"Chamado a contribuir na construção da cidade terrena, ele se compromete assim a favorecer as dinâmicas de participação e responsabilidade, de solidariedade e subsidiariedade no terreno econômico e social, que estão a serviço da pessoa e do bem comum", conclui.