Os bispos da fronteira argentina - uruguaia se reunirão na cidade de Paysandú (Uruguai) para ver a problemática que vivem as cidades vizinhas do rio Uruguai pela construção de um cesto de papéis em Frei Bentos, que poderia ser um agente poluente do meio ambiente.

O encontro, que se realizará na quarta-feira, dia 29 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Bento de Palermo em Paysandú, é parte das iniciativas que tomou a Igreja para fomentar um clima de aproximação e diálogo frente às reclamações e cortes de pontes por parte de vizinhos da província de Entre Rios (Argentina).

Pela Argentina participarão os Bispos de Gualeguaychú, Dom Jorge Lozano, e de Concordia, Dom Luis Armando Collazuol; enquanto que pelo Uruguai participarão o Bispo de Mercedes e Presidente do Episcopado uruguaio, Dom Carlos Collazzi Irazábal; o Bispo de Salto, Dom Paulo Galimberti di Vietri; e o Bispo Auxiliar de Salto, Dom Heriberto Bodeant Fernández.

O evento concluirá com uma Missa concelebrada pelos bispos presentes e sacerdotes, e participarão fiéis de ambos os países.

Antecedentes

Desde 2006 a Igreja vem promovendo encontros de diálogo que procuram gerar um clima de amizade entre as cidades fronteiriças.

Em setembro os jovens de ambos os países se reuniram na paróquia São José Operário de Paysandú, acompanhados dos Bispos de Salto e de Gualeguaychú além de sacerdotes e vizinhos de Colombo (Argentina) e Paysandú (Uruguai).

Em 1º de outubro numerosos jovens uruguaios e argentinos voltaram a juntar-se desta vez na paróquia Santos Justos e Pastor de Colón (Argentina). O encontro terminou com uma Missa presidida pelo Bispo de Concordia, Dom Luis Collazuol, e concelebrada pelo Bispo de Salto, Dom Paulo Galimberti di Vietri, e o Bispo Auxiliar de Salto, Dom Heriberto Bodeant Fernández

Próximos ao natal de 2006, em 21 de dezembro, leu-se uma oração pela paz entre os povos vizinhos, elaborada pelas comunidades de Frei Bentos e Gualeguaychú e que se reza em cada Missa desde dezembro do ano passado, na metade da ponte Libertador Gral. San Martín, que une as cidades de Frei Bentos e Porto Unzué.