O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, exortou aos legisladores dominicanos a defender a vida e combater o projeto de lei que procura despenalizar o aborto no país.

O Cardeal disse que a Igreja sempre vai defender o direito à vida. "Para nós o aborto é um atentado contra a vida e ninguém nos levará a mudar, embora o mundo evolua e vá para o moderno. O homem moderno acredita que é dono da vida, mas não o é, a mulher não é proprietária da criança que leva em seu ventre, assim que a criança tem uma individualidade, uma dignidade e alguns direitos distintos aos da mãe", indicou.

O Arcebispo de Santo Domingo elogiou a posição de legisladores e médicos das áreas de ginecologia e obstetrícia que se pronunciaram a favor da vida e portanto contra o homicídio de crianças no ventre de suas mães. "Tomara que os congressistas não se deixem induzir por pressões", disse.

De outro lado, o coordenador nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Luis Rosario, disse que se opõe rotundamente a despenalização do aborto e explicou que se isso ocorrer se abririam as portas a um crime. Se despenaliza este infanticídio, também terei que despenalizar qualquer tipo de homicídio, o roubo ou as drogas.

Por sua parte, o deputado da Força Nacional Progressista (FNP), Pelegrín Castillo, recordou que "a vida humana é um bem jurídico supremo que merece uma proteção integral por parte dos poderes públicos. A vida humana só se entende cabalmente como projeto que tem um princípio, um desenvolvimento e um final".