Frente às versões de alguns setores vinculados à teologia da liberação que insistem em que houve uma suposta mudança substancial no documento final da V conferência Geral do Episcopado Latino-americano de Aparecida, o Ex-secretário geral do CELAM e atual Vice-presidente, Dom Andrés Stanovnik, esclareceu, nesta segunda-feira, que estas reclamações carecem de fundamento.

Ante as versões que circulam em diversos meios sobre as modificações que se teriam realizado ao texto do Documento Conclusivo, aprovado pela Assembléia da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, no dia 31 de maio em Aparecida, o Prelado, que é Bispo de Reconquista (Argentina) e que foi Secretário Geral de tal Conferência declara que o Documento Conclusivo "foi entregue ao CELAM para sua revisão final, que consistiu em corrigir erros de digitação; erros gramaticais, de ortografia e pontuação; melhorou o estilo e se ordenaram vários parágrafos que estavam fora de lugar, e a alguns colocaram letras no lugar de números; corrigiram-se erros nas citações de pé de página e se melhorou a redação confusa de algum número. Isto se realizou em comunicação permanente com a Santa Sé. Não houve alterações de conteúdo em nenhum dos parágrafos do Documento".

Dom Stanovnik esclarece também que o documento, logo depois de sua revisão final, foi entregue ao Santo Padre em 11 de junho em Roma. Ali "o texto se distribuiu aos diversos organismos da Santa Sé, que colaboram com o Papa, os quais realizaram propostas ao Santo Padre sobre diversos números do Documento".

Em conseqüência, diz o comunicado, "o Documento Conclusivo, que autorizou publicar S.S. Bento XVI, contém as variações sugeridas por seus consultores que, até com as matizes que essas variações introduziram a alguns números do Documento, não se pode afirmar que tenham modificado substancialmente o texto aprovado pela Assembléia em Aparecida".

O comunicado destaca também que os bispos convocados pelo Papa a V Conferência Geral "não é um organismo independente, mas sim em comunhão ‘com Pedro e sob Pedro’, de modo que o Santo Padre tem potestade de realizar as variações que ele considera convenientes, aos textos que produziu a Assembléia".