No emotivo marco do 9° Congresso Eucarístico Nacional que acontece em Chimbote (Peru), o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, presidiu a ordenação episcopal de Dom Gaetano Galbusera, SDB., novo Bispo Coadjutor do Vicariato Apostólico de Pucallpa.

A consagração foi celebrada na nova Catedral de Chimbote, inaugurada por ocasião do 9° Congresso Eucarístico Nacional, onde Dom Galbusera esteve acompanhado por seus irmãos no episcopado, sacerdotes, religiosas, numerosos membros da família salesiana e os integrantes da Operação Mato Grosso.

Durante sua homilia, o Cardeal Tarcisio Bertone destacou que esta consagração "é um grande evento, que se enquadra em um contexto de espiritualidade, como é o Congresso Eucarístico Nacional, onde a comunidade se reúne ao redor da Eucaristia e medita sobre o amor de Cristo".

"Como testemunho do amor de Deus, a providência faz hoje um presente especial para a Igreja no Peru, um novo Pastor. Oremos por ele, para que o Senhor lhe conceda as obrigado necessárias, para que desempenhe firmemente a missão que o Senhor lhe confiou", assinalou o Legado Pontifício.

Dom Gaetano Galbusera, SDB., foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Coadjutor do Vicariato Apostólico de Pucallpa, no dia 18 de julho. Até o momento de sua designação esteve desempenhando-se como Reitor do Seminário Maior de Pumallucay, na Prelatura de Huari.

O novo Bispo nasceu em Marasso-Missaglia (Itália) em 1940. Cursou seus estudos de Filosofia na Universidade Católica de Milão e obteve a licenciatura em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Fez a profissão perpétua em 16 de agosto de 1963 e foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro 1967.

De 1980 a 1986 foi diretor do Colégio e da Paróquia Salesiana de Arese; de 1986 a 1987 Diretor do Colégio Salesiano de Bologna; de 1987 a 1993 Inspetor da Ispettoria Adriatica; de 1993 a 1997 Diretor do Colégio e da Paróquia do Sesto São Giovanni (Província de Milão) e Conselheiro Inspetor da Ispettoria Lombardo-Emiliana.

Em 1997 foi transferido ao Peru e nomeado Reitor do Seminário Maior de Pumallucay, em Huari.