Os momentos de crise emocional que aparentam ser dúvidas sobre a existência de Deus são um processo normal na vida de muitos Santos, assinalou o Cardeal Julián Herranz, Presidente emérito da Comissão para os Textos Legislativos do Vaticano.

O Cardeal fez este comentário como resultado da suposta "crise de fé" da Beata Teresa de Calcutá, que será o tema central do livro "Mother Teresa: Come Be My Light" (Madre Teresa: Venha e seja minha luz).

O livro compila as cartas enviadas a seus confessores e superiores, que demonstram que Madre Teresa passou a maior parte de seus últimos 50 anos de vida em meio de uma profunda prova espiritual.

"A vida dos Santos está cheia de confissões parecidas, pessoas que provaram o deserto da noite da fé", assinalou o Cardeal,  membro do conselho de cardeais da Congregação para as Causas dos Santos.

Estas expressões, assinalou o Cardeal, acompanharam Jesus no horto do Getsemaní e na cruz, assim como a Santa Teresa de Lisieux e São João da Cruz.

Elas "são a prova de grandeza da fé da beata madre Teresa e em nada tiram a sua santidade, por isso o processo de canonização não se verá condicionado por estas cartas", acrescentou.

A correspondência de madre Teresa com seus confessores já tinha sido publicada em 2002 no livro em italiano "IL Segreto di Madre Teresa" (O segredo de madre Teresa), do jornalista Saverio Gaeta.

Nestes livros a futura Santa expressa sua aparente crise de fé com frases como: "Não existe a alma e então tampouco tu, Jesus, é verdadeiro"; onde a falta de fé fica evidenciada como puramente aparente, pelo mesmo feito de que a Madre se dirige, precisamente, a Jesus.

Fala Navarro-Valls

O ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro Valls, também falou sobre a polêmica deste domingo com um artigo publicado  no jornal italiano "La Repubblica", em que assinala que "estes momentos de crise não são expressão de falta de fé, mas são normais e em seu caso heróicos".