Centenas de peregrinos se dirigiram hoje ao meio-dia à Castel Gandolfo para rezar o Ângelus Dominical com o Papa Bento XVI, quem em suas palavras introduções recordou que a amizade com Jesus expressa como estilo de vida é aquilo que nos permitirá participar da vida eterna.

O Santo Padre refletiu sobre o Evangelho de hoje, detendo-se no significado da "porta estreita" da qual fala Jesus recordando que "o ingresso à vida eterna está aberto para todos, mas é ‘estreito’ porque é exigente, exige esforço, abnegação, mortificação do próprio egoísmo".

"O Evangelho nos convida a considerar o futuro que nos espera e ao qual devemos nos preparar durante nosso peregrinar na terra", adicionou o Pontífice.

Enfatizando que Jesus "é o único Redentor e convida a todos ao banquete da vida imortal", Sua Santidade adicionou que se apresenta uma só condição: "Esforçar-se em segui-lo e imitá-lo, levando, como Ele o fez, a própria cruz e dedicando a vida ao serviço dos irmãos".

"A verdadeira amizade com Jesus se expressa no modo de viver: Se expressa com a bondade do coração, com a humildade, a mansidão e a misericórdia, o amor pela justiça e a verdade, o compromisso sincero e honesto pela paz e reconciliação", continuou.

Mais adiante o Papa adicionou que a vida segundo o amor "é ‘o documento de identidade’ que nos qualifica como autênticos amigos de Jesus; este é o ‘passaporte’ que nos permitirá entrar na vida eterna".

Destacou também que "se nós queremos passar também pela porta estreita, devemos nos empenhar em ser pequenos, quer dizer humildes de coração como Jesus. Como Maria, Mãe de Jesus e nossa".

Em seguida o Papa rezou o Ângelus, saudou em diversas línguas aos peregrinos vindos de diversas partes do mundo e ministrou sua Bênção Apostólica.