O Observatório Pastoral do CELAM, uma organização que proporciona análise da realidade social, política, econômica e cultural do continente, reiniciou suas funções em sua nova sede em Bogotá, Colômbia.

O Observatório vinha funcionando na cidade do México sob a presidência de Dom Carlos Aguiar Retes, Bispo de Texcoco, e a direção do Doutor Rodrigo Guerra.

Conforme informa uma nota de imprensa do CELAM, com a eleição da nova presidência no mês de julho último em Havana, o Observatório Pastoral ficou sob a presidência de Dom Víctor Sánchez Espinosa, Secretário Geral do CELAM; e sob a direção do Pe. Leonidas Ortiz Lozada, até o momento Reitor do ITEPAL para o período 2007 – 2011.

O Observatório Pastoral está localizado fisicamente nas instalações do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) onde atualmente funcionam também o Centro Bíblico para a América Latina (CEBIPAL) o Instituto Teológico para a América Latina (ITEPAL) e o Centro de Publicações.

O Observatório se proposto como missão neste quatriênio "ser um centro interdisciplinar de estudo, coleta de informação e análise social, orientado a contribuir com elementos para a reflexão pastoral sobre as novas realidades sócio-culturais e religiosas da América Latina e do Caribe".

Estas são as linhas iluminadoras que formam parte da "Visão" do Observatório Pastoral:

  • Ser um espaço de estudo sobre temas sociais, culturais, religiosos, econômicos e políticos.
  • Organizar os programas de acordo com as necessidades da região, expressas principalmente em Aparecida.
  • Contar com o apoio Centros de estudo da realidade das Conferências Episcopais e das Universidades Católicas e de inspiração cristã.
  • Cuidar o sentido pastoral e eclesiástico das pessoas e serviços que se ofereça, a fim de emprestar um apoio adequado à tarefa do CELAM.

Maiores informações: leonidaso@celam.org