Na audiência geral desta quarta-feira celebrada na Praça São Pedro, o Papa JoãoPaulo II destacou que a solidariedade de Cristo que sofre voluntariamente a Paixão, transforma-nos, liberta e salva radicalmente.

O tema da catequese do Santo Padre apresentado a 13 mil pessoas foi o Cântico do segundo capítulo da primeira carta de São Pedro, "A paixão voluntária de Cristo, servo de Deus".

João Paulo II ressaltou que ali Cristo "é apresentado como O Salvador” que “se solidariza conosco em seu 'corpo' humano”. “Ele é também e sempre -prosseguiu-, o Filho de Deus e sua solidariedade conosco é radicalmente transformadora, liberadora, expiatória e salvífica".

Este cântico, disse o Papa, "apresenta a nossos olhos o rosto de Cristo sofredor" e recorda a oração da Igreja das origens. "Carregou nossos pecados em seu corpo, para que mortos ao pecado, vivamos para a justiça: e por suas chagas fomos curados".

"É 'Ele', o Cristo paciente -continuou-, que não cometeu pecado, que ultrajado não reagia ao caminho pedregoso da paixão, sem opor-se à injustiça e à violência, sem recriminações e desafogos, mas sim entregando-se a sua dolorosa paixão, 'ao que julga com justiça'.

"Não se trata, portanto, de uma cega e passiva resignação, mas sim de uma grande confiança, destinada a ser um exemplo para todos os discípulos que percorriam o caminho escuro da prova e a perseguição", acrescentou.

Ao finalizar sua catequese, o Santo Pai indicou que “deste modo nossa pobre humanidade, separada-se dos caminhos tortos e perversos do mal, é conduzida à 'justiça', quer dizer, ao belo projeto de Deus”.

“A última frase do hino é particularmente comovedora: 'Por suas chagas fomos curados. Manifesta o alto preço que Cristo pagou para nos conseguir a salvação", concluiu.