O Bispo de Tarazona, Dom Demetrio Fernández, descreveu ao recentemente falecido sacerdote perito em espiritualidade da Igreja, Baldomero Jiménez Duque, como "uma das figuras gigantes da Igreja espanhola do século XX" e expressou seu desejo de que a Igreja "pudesse canonizá-lo logo".

Dom Fernández, quem em sua última carta destaca sua "intensa e profunda" relação com o especialista em teologia mística durante o Século de Ouro espanhol, assegura que "estamos ante uma das figuras gigantes da Igreja espanhola do século XX". "Pequeno de estatura, de alma grande, homem sábio e prudente, dos que ilustram a Igreja, porque são um abajur luminoso para quem se tem aproximado até ele", aponta.

Em sua missiva intitulada "Um gigante da Igreja", o Bispo destaca que como sacerdote diocesano, Jiménez Duque foi "pioneiro em viver e ensinar a identidade do sacerdote diocesano" e que como formador de sacerdotes, "gerações inteiras" deles "encontraram nele um farol luminoso em épocas de escuridão".

"Dom Baldomero abriu caminhos para que o sacerdote diocesano encontrasse a santidade no próprio ministério, e atraía a jovens sacerdotes e seminaristas inclusive em sua avançada velhice. Amou a Igreja como se ama a uma esposa, na prosperidade e na adversidade, todos os dias de sua vida", destacou Dom Fernández.

Depois de assegurar que se trata "dos melhores peritos nos autores místicos do século de ouro espanhol, sobre tudo em Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz e São João de Ávila", o prelado espanhol indica que como diretor de almas, "sintonizou e acompanhou a muitos dos Santos contemporâneos".

"Eu lhe tive por santo, e como tal fui a ele em muitas ocasiões. Nunca me defraudou. Do encontro com ele saí sempre estimulado a viver do essencial e a ter o mundo sob os pés", continua.

Por isso, conclui, "eu gostaria que a Igreja mãe pudesse canonizá-lo logo e pusesse como uma lâmpada que ilumina a todos os da Casa. A luz perpétua que brilha sobre ele poderá seguir iluminando a todos os que se aproximem dele".