A Arquidiocese de Denver negou a entrada de um grupo de lefebvristas a dois importantes templos católicos no percurso anual que realizam há alguns anos para o Santuário de Santa Francisca Xavier Cabrini, lugar no qual não estão autorizados a celebrar Missa.

O grupo cismático, que edificou em Denver –amparado pela lei civil– um templo que chamaram Saint Isidore, estava acostumado em seus percursos deter-se para rezar na Basílica Catedral da Imaculada Conceição e na Igreja do Espírito Santo (Holy Ghost). Em sua caminhada deste ano não poderão fazê-lo por ordem do Arcebispo de Denver, Dom Charles Chaput.

Uma porta-voz da Arquidiocese de Denver, Jeanette DeMelo, explicou que os membros do Saint Isidore podem entrar nas mencionadas Igrejas a título pessoal e não levando publicidade ou deixando literatura proselitista ao entrar, como fizeram o ano passado ao realizar seu percurso anual.

"Na realidade , esperamos que voltassem para a plena comunhão com a Igreja. Ainda há trabalho por fazer e estaremos contentes de recebê-los quando assim tiver que ser", adicionou.

DeMelo disse também que os membros do Saint Isidore, que pertencem à Fraternidade São Pio X fundada pelo bispo cismático Marcel Lefebvre quem morrera excomungado, "não estão em comunhão com a Igreja Católica Romana ou a Arquidiocese de Denver".

O Santuário

As Irmãs Missionárias do Sagrado Coração que habitam e administram o Santuário de Santa Francisca Xavier Cabrini permitiram em 1999 aos mencionados lefebvristas celebrar Missa neste lugar, quando as buscaram para pedir sua ajuda para reunir os 2,3 milhões de dólares que custou para construir Saint Isidore. Entretanto, desde 2002 as irmãs não voltaram a permitir ao grupo cismático celebrar a Eucaristia no Santuário.