Em meio de uma multidão de fiéis iquenhos desabrigados que o receberam com entusiastas expressões de afeto, o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, expressou "a saudação, a solidariedade e a bênção" do Papa Bento XVI a todos os peruanos, especialmente os afetados pelo terremoto.

O Secretário de Estado do Vaticano, acompanhado pelo Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, Dom Miguel Cabrejos –Presidente da Conferência Episcopal Peruana– o Núncio Apostólico Dom Rino Passigato, e outros prelados, presidiu uma liturgia realizada ao flanco do destruído Santuário do Senhor de Luren, no coração religioso da região afetada pelo terremoto de 15 de agosto.

No estrado se encontrava a imagem do Senhor de Luren, que saiu intacta do terremoto pese ao desmoronamento de boa parte do templo, e uma imagem da Virgem do Carmo.

Durante a cerimônia, o Cardeal Bertone saudou o Bispo de Ica, Dom Guido Breña, e entregou o milhão de euros doados pelo Episcopado italiano. 

A atual situação em que vive o Peru, assinalou o Cardeal, "ensina a todos a ter uma esperança forte no Senhor de Luren e em sua mãe a Virgem Maria".

O Cardeal saudou com emoção e afeto, ante uma multidão de fiéis que escutavam com atenção, "a todos os voluntários, a todas as autoridades, a todos os que os ajudam neste momento difícil de sofrimento".

"Nesta celebração –prosseguiu– lembremos especialmente as vítimas, os feridos e todos aqueles que sofrem".

"Com particular e fraterno carinho me sinto muito próximo a todos e a cada um. Eu queria saudar todos e cada um, mas seria impossível. E a todos quero fazer com que chegue a cordial saudação, a solidariedade e a bênção de Sua Santidade Bento XVI", adicionou.

"Nestes dias de grande preocupação e pena –explicou o Cardeal Bertone– o Santo Padre segue com grande solicitude a vida da Igreja no Peru e sobre tudo a vida da Igreja em Ica. Que a segurança de sua proximidade espiritual e material sirva de consolo para toda a nação peruana".

O Cardeal Bertone destacou também que apesar de que o templo do Senhor de Luren tenha caído, a imagem ficou intacta. "Este é um sinal de que o Senhor está no meio de nós e quer permanecer no meio de nós", assinalou.

Depois de emocionar-se em uma longa saudação com os milhares de fiéis presentes na cerimônia, o Secretário de Estado e sua comitiva viajaram a Pisco, onde se reuniram novamente com os fiéis desta cidade, a mais afetada pelo terremoto.

Encontro com o Primaz e o Presidente

Pela manhã,  o Cardeal Juan Luis Cipriani, Primaz do Peru, recebeu a visita do Cardeal Tarcisio Bertone no Palácio Arcebispal de Lima e visitou as capelas da Basílica Catedral.

"Para nós a presença do Cardeal Tarcisio Bertone é reconfortante e esperamos que também ajudasse a gerar um clima de esperança a todo o povo que esta sofrendo depois do recente terremoto", disse o Cardeal Cipriani.

Depois de visitar a Basílica Catedral, o Cardeal Bertone se dirigiu a Palácio do Governo onde foi recebido em uma audiência privada pelo Presidente Alan García. Ali recebeu a Condecoração "Ordem O Sol do Peru" no Grau de Grande Cruz.