Os bispos das diocese bascas de Bilbao, San Sebastián e Vitoria condenaram o atentado perpetrado esta madrugada em Durango pelo ETA que causou danos pessoais e materiais e pediram uma vez mais o desaparecimento do grupo terrorista.

Uma caminhonete carregada com 100 quilogramas de explosivo explodiu minutos antes de 3:30 da madrugada em um estacionamento junto ao quartel da Guarda Civil de Durango, causando ferimento leves em dois guardas civis que já receberam alta. Hoje constitui o primeiro atentado do grupo criminoso depois da ruptura do cessar fogo decretado unilateralmente pelo ETA no dia 5 de junho.

"Queremos uma vez mais condenar esta ação terrorista que causou danos pessoais e materiais", assinalam através de um comunicado os bispos Ricardo Blázquez, de Bilbao; Juan María Uriarte, de San Sebastián; Miguel Asurmendi, de Vitoria; e Carmelo Etxenagusia, Auxiliar de Bilbao.

Depois de expressar sua "proximidade" e "lembrança na oração pelos feridos, seus familiares e pessoas próximas", os prelados bascos voltam a "pedir o desaparecimento do ETA".

Finalmente, renovam seu "compromisso pela paz" e animam "à comunidade diocesana a orar e trabalhar por ela".