Muitos italianos cansados da rotina e do ruído da cidade optam por passar suas férias nos monastérios e conventos que lhes oferecem momentos de reflexão e contato com a natureza.

Os religiosos e religiosas que têm aberto as portas de seus monastérios -muitos deles de clausura- permitem a jovens e famílias participarem de suas atividades e orações diárias, além de escutar suas inquietações e orientá-los espiritualmente.

"Nestes tempos nos quais a oração e a reflexão passam inadvertidos", as irmãs agostinianas do mosteiro de Lecceto, perto de Siena, oferecem esta oportunidade, indicou Madre Sofía. Os hóspedes podem participar das orações das religiosas e inclusive alguns pedem para que ajudem em seu trabalho de artesanato em madeira que realizam para manter seu convento.

Por sua parte a encarregada dos serviços de reserva do Santuário Mariano de Oropa, Graziella Ferraris, indicou que o templo, localizado nos Alpes italianos a 1.200 metros de altura, é um dos alojamentos mais imponentes e a cada ano cerca de 36 mil pessoas o busca.

Também os monges beneditinos, quem tem entre suas normas o dever de receber aos hóspedes, acolhem em seu mosteiro de Subiaco, na região de Lazio, aos turistas e lhes permitem participar das orações diárias que incluem cantos gregorianos.

A eles se somam os franciscanos do Sacro Convento de Assis quem oferece aos hóspedes a visita aos lugares onde viveu São Francisco, como o convento de São Damião, a capela Porciúncula e sua tumba localizada na basílica de Assis. Além disso organizam com o passar do mês de agosto atividades semanais dirigidas a adolescentes com idade entre 14 e 17 anos "do ponto de vista espiritual e cristão", assinalou o Pe. Vincenzo Coli.

As reservas para as quase três mil abadias, mosteiros e conventos italianos podem ser feitas em: http://www.hospites.it