O primeiro livro do Papa Bento XVI, "Jesus de Nazaré. Do Batismo no Jordão a Transfiguração", que começou a escrever quando era Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé em 2003 e concluiu durante seu período de descanso de 2006 em Vale de Aosta, foi apresentado por três universidades chilenas.

A Universidade de Los Andes apresentou a obra na segunda-feira, dia 20, em sua Sala Magna, enquanto que a Universidade Católica do Chile (UCC) realizou a apresentação na terça-feira, dia 21, no Salão de Honra do centro de estudos e foi comentada pelo Decano da Faculdade de Artes, Jaime Gracioso, os professores de teologia Anneliese Meis e Carlos Casale, e Eliana Rozas do Instituto de Sociologia da UCC.

Por sua vez a Universidade Andrés Bello realizou a apresentação esta manhã às 11:30 a.m. no Salão Colonial do Campus Casona de Las Condes e esteve a cargo do Núncio Apostólico no Chile, Dom Aldo Cavalli.

A versão em espanhol de "Jesus de Nazaré. Do Batismo no Jordão a Transfiguração", que apresenta uma análise histórico-teológica da figura de Jesus Cristo, foi elaborada no Chile pela editorial Planeta, foi traduzida por Carmen Bas Álvarez.

O livro Jesus de Nazaré alcançou mais de um milhão de vendas no primeiro mês: 510 mil cópias na Itália, 480 mil na Alemanha e na Polônia 100 mil.