Ao inaugurar a nova residência para seminaristas "Arcebispo Flores" do Seminário da Assunção em San Antonio, no estado americano do Texas, Dom José H. Gomez assinalou que um bispo não pode viver sem seu seminário.

Ante a presença do Cardeal Francis George e seu predecessor, o Arcebispo Emérito Patrick Flores, Dom Gomez recordou as palavras do primeiro bispo canonizado originário da América, São Rafael Guízar y Valência: "um bispo pode fazer sem a mitra, o báculo, e ainda sem a catedral. Mas ele não pode fazer sem o seminário, já que o futuro de sua diocese depende disso".

"Acredito firmemente nestas palavras, que são uma inspiração para meu ministério", assinalou Dom Gomez.

"Ao inaugurar este belo edifício me ponho humildemente a recordar que o governo ateu do México perseguiu são Rafael. Como o obrigaram violentamente a fechar seu seminário em Xalpa em 1921. Este santo bispo arriscou sua vida para estabelecer um novo nas catacumbas’ da Cidade do México. Durante os seguintes 15 anos, foi o único seminário do país. Ele ajudou a formar a mais de 300 sacerdotes. E através de seus sacrifícios e ministério ajudaram a manter a fé viva em um tempo muito obscuro", adicionou o Arcebispo de San Antonio.

O Prelado reconheceu que "a fé não é perseguida em nosso país"; mas advertiu que "a fé se vê seriamente ameaçada pela crescente indiferença em nossa sociedade aos valores espirituais". "Nossa cultura já não compreende os valores do Evangelho. E isso significa que não pode compreender o supremo dom do sacerdócio".

"É triste dizê-lo, mas em nossa cultura simplesmente não tem sentido que um homem brilhante e talentoso queira deixar atrás a promessa de uma profissão e uma família para dedicar sua vida a Jesus Cristo", adicionou o Arcebispo, ao assinalar que o Seminário da Assunção "é um sinal de contradição em nossa cultura de uma vez que um grande sinal de esperança".

O Seminário tem 90 seminaristas, 33 deles de San Antonio. "Meus irmãos, vocês são um testemunho ao funcionamento do Espírito Santo na América neste novo século!", disse Dom Gomez, falando com os seminaristas.

"Como São Rafael nos disse, o futuro da Igreja depende de vocês. E o futuro me parece brilhante", alentou.

"Tenho o orgulho de dizer que o Seminário da Assunção é um pioneiro na preparação de homens para responder este chamado especial: proclamar a misericórdia e a reconciliação de Deus em uma sociedade que é bilíngüe e multicultural", concluiu o Arcebispo de San Antonio.