O sacerdote e grande teólogo especialista em temas de Espiritualidade da Igreja, Baldomero Jiménez Duque, foi convocado à Casa do Pai na madrugada desta quarta-feira, em Ávila, aos 95 anos de idade.

Os restos mortais de Jiménez Duque, uma das figuras mais importantes da espiritualidade de nosso tempo , são velados na capela do Seminário Diocesano até que amanhã quinta-feira se celebre a Missa de exéquias na Catedral de Salvador, de Ávila.

Sua vida

O Pe. Jiménez Duque era o sacerdote mais idoso da diocese de Ávila. Nasceu em 25 de agosto de 1911, em Ávila e foi batizado em 3 de setembro desse mesmo ano na igreja paroquial de São João Batista.

Aos 15 anos de idade ingressou no Seminário de Ávila, onde se afeiçoa à leitura dos textos da Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz , que marcarão o resto de sua vida e trabalho.

Três anos mais tarde é enviado a estudar na Universidade Gregoriana de Roma. Com generosidade renunciou seu projeto de realizar o doutorado em Teologia ante o pedido do Bispo de Ávila, Dom Pla y Deniel, quem considerou mais urgente contar com um canonista na diocese. O jovem estudante recebeu a licenciatura em Direito Canônico.

Seu último ano de estadia em Roma padeceu uma lesão tuberculosa em um pulmão, circunstância que lhe eximiu de participar da Guerra Civil.

De retorno a Ávila foi secretário pessoal do novo bispo da diocese, Dom Santos Moro e como Consiliário de Ação Católica. Seu zelo pelas vocações ao sacerdócio o levou a criar a revista Espigas.

Posteriormente, em 1942, foi nomeado reitor do Seminário Diocesano, cargo que ocupou por vários anos.

O perito em espiritualidade mística também se encarregou do Seminário de Manágua e iniciou a caminhada de muitos sacerdotes à Nicarágua, México, Equador, Colômbia e Peru.

Entre suas obras sobre os místicos abulenses destacam "Valor do sistema de São João da Cruz", "Ensaios teresianos", "São Pedro de Alcântara no quinto centenário de seu nascimento", "O espírito apostólico de Santa Teresa" e "São José, casa-mãe do Carmelo teresiano".

Sobre a vida e formação do seminarista, escreveu "Matrimônio ou sacerdócio?", "Encontro com Deus: reflita sobre a oração", "O mestre João de Ávila" e "O sacerdote na época contemporânea".