A Conferência Episcopal Peruana publicou nesta tarde uma declaração oficial em que reafirma a unidade de seus integrantes, anuncia que contará com advogados e pede às autoridades fazer uma “verdadeira justiça” no caso das cartas falsas que o Ex-ministro da Justiça, Fernando Olivera, levou a Vaticano para desprestigiar o Cardeal Juan Luis Cipriani.

Diante da polêmica denuncia que uma fiscal apresentou contra o Bispo de Puno, Dom. Daniel Carrión, e o Bispo Emérito de Chimbote, Dom. Luis Bambarén, o Episcopado se reuniu nesta manhã em sua sede de Lima.

A Sala de Imprensa publicou uma nota na qual os bispos “expressam o espírito de comunhão e unidade nestes momentos difíceis, em que se encontram alguns membros do Episcopado e confiam na inocência dos mesmos”.

Além disso, sustenta que “dado que a denúncia passou que a Procuradoria ao Poder Judicial, os bispos esperam que a verdade resplandeça; enquanto isso decidiram pôr o caso em mãos de um grupo de advogados”.

Do mesmo modo, “invocam aos meios de comunicação e à sociedade civil a tratar o tema com ponderação e esperar o resultado do Poder Judicial”.