A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) augurou esta semana que os membros da Assembléia Legislativa atuem com civismo e respeito quando o Presidente da República se apresentar ante esta para pronunciar seu relatório anual em 1º de setembro.

A advertência foi o Episcopado ante a possibilidade de que algumas bancadas partidárias, especialmente a do Partido da Revolução Democrática (PRD), que ainda não aceita sua derrota eleitoral nos comícios federais, preparem um cenário vergonhoso ante o Presidente.

Dom Alberto Suárez Inda, Vice-presidente da CEM, sustentou que no Congresso "vemos deficiências e vemos que nossos legisladores vão a uma aprendizagem e que ainda estão longe de respeitar o diálogo respeitoso e os acordos favoráveis para o bem de nossa pátria".

Durante a coletiva de imprensa em que também participaram o Secretário Geral da CEM, Dom Leopoldo González, e o Bispo do Matamoros, Dom Faustino Armendáriz, Dom Suárez Inda destacou que ante a apresentação do primeiro Relatório de Governo "a postura da Igreja é convidar à civilidade, a uma maturidade para dialogar, e em tal sentido considera a importância de que todos sejam escutados e deixem de lado os radicalismos que são próprios de estados ditatoriais antidemocráticos".

Dom Leopoldo González assinalou que "como todos os mexicanos, esperamos do Congresso responsabilidade e compromisso com o bem-estar de nossa pátria".