Com o fim de assistir espiritualmente às vítimas e danificados do terremoto que na quarta-feira, 15 de agosto, comoveu à costa sul do Peru, o Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, enviou à diocese de Ica um contingente de dez sacerdotes.

O grupo inclui sacerdotes diocesanos, membros da sociedade de vida apostólica Sodalício de Vida Cristã e da associação de fiéis Pro Ecclesia Sancta, que partiu nesta quarta-feira rumo às regiões afetadas.

Segundo uma nota de imprensa da Arquidiocese de Lima, os sacerdotes visitarão as regiões mais afetadas pelo terremoto "para promover consolo espiritual aos danificados, celebrar Missas; ministrar sacramentos, responsos pelos falecidos, assim como oferecer assistência e ajuda aos sacerdotes da diocese de Ica".

O grupo permanecerá na região até a próxima sexta-feira, dia 24, e "através de seu trabalho pastoral também poderão identificar as necessidades materiais mais urgentes ou as regiões devastadas onde a ajuda material não está chegando adequadamente para poder informar à Arquidiocese de Lima e poder preparar também assistência material para as regiões mais afetadas pelo terremoto", explica o comunicado.

Os sacerdotes também preparam voluntários que os ajudem em seu trabalho e levarão terços, imagens e catecismos para poder desenvolver seu trabalho pastoral nas regiões afetadas.

Este é o segundo grupo de sacerdotes que parte para as regiões devastadas pelo terremoto. No último fim de semana, 12 sacerdotes diocesanos, assim como do Sodalício de Vida Cristã e Pro Ecclesia Sancta também ofereceram assistência nas regiões afetadas pelo terremoto do sul.