O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, expressou estar de acordo com que o Código Penal esteja se adaptando às "circunstâncias em que nos encontramos" e chamou os organizadores de manifestações a que o façam sem gerar violência para que não sejam sancionados de acordo aos novos Código Penal e Processual Penitenciária.

Recentemente a Assembléia Legislativa reafirmou os Códigos Penal e Processual Penitenciária, acrescentando agravantes ao delito de desordem pública. Segundo os novos textos, as manifestações não poderão impedir o acesso aos serviços de saúde e aos edifícios públicos, interromper atos eleitorais ou públicos. Os manifestantes tampouco poderão ocultar o rosto ou usar explosivos ou armas.

"Dá-me alegria que se esteja tratando de adaptar o Código Penal às circunstâncias em que nos encontramos, de maneira que a lei possa permitir que se enfrentem todas as anomalias, sobre tudo nos organismos de Governo", expressou Dom Sáenz Lacalle.

O Prelado disse que com a reforma não se limita o direito a expressar-se livremente nas ruas. "Acredito que as manifestações têm que estar asseguradas por parte dos organizadores. Sabem a responsabilidade de não alterar a ordem pública e de que não haja violência, e portanto ambas as coisas terá que as proteger", assinalou.