O Bispo de Sigüenza-Guadalajara, Dom José Sánchez, pedirá no próximo domingo aos pais de família de sua diocese que exijam a disciplina de Religião nos centros educativos onde estudam seus filhos.

Segundo o Prelado, "é um direito inalienável dos pais educar seus filhos segundo suas próprias convicções".

O Bispo explica em sua carta semanal que dirige aos fiéis através de sua leitura em todas as paróquias da diocese, que esta solicitação está amparada tanto na Constituição espanhola como nos acordos assinados entre a Santa Sé e o Governo espanhol.

"Tirar o ensino religioso da escola –assinala Dom Sánchez– daria a impressão de que, ou é algo inconveniente, que não se deve aprender onde se aprendem todas as demais matérias, ou é algo irrelevante, para o que não vale à pena empregar o tempo que terá que tirar às outras disciplinas".

O Prelado indicou também que "os pais também têm direito a que seus filhos não sejam incomodados ou confundidos em suas convicções e em sua vida religiosa pelo ensino de outras matérias", em clara referência à controvertida disciplina de Educação para a Cidadania.

O Bispo de Sigüenza-Guadalajara afirmou também que "uma boa educação cristã terá como resultado não só bons cristãos, mas também bons cidadãos, agora bem, cidadãos livres, sempre respeitosos, mas críticos, frente a todos os poderes deste mundo; nunca cômodos nem acessíveis".

"Os cristãos não reconhecem outro senhorio que o do Senhor Jesus, nem outra lei acima do Evangelho", concluiu Dom Sánchez.