Da quarta-feira, dia 31 de outubro, ao sábado, dia 3 de novembro, acontecerá na capital chilena a Conferência Internacional de Educadores Beneditinos BENET 2007 no Colégio São Bento, do Movimento Apostólico Manquehue.

Sob o lema de "Ensinar como fez Bento", mais de 130 educadores, reitores e abades de colégios beneditinos provenientes de 32 países se reunirão para intercambiar experiências, aprofundar na vocação comum e estreitar laços de amizade e solidariedade entre os que educam segundo os conceitos da Regra de São Bento.

Segundo os organizadores do evento, "este sistema de educação está presente nos 200 colégios beneditinos e cistercienses que tem a ordem nos cinco continentes onde cerca de 131 mil alunos foram educados por mais de 8.150 professores laicos e consagrados".

"Na educação beneditina é fundamental o conceito de comunidade como base da aprendizagem, já que o homem aprende e é formado com a ajuda de muitas pessoas, sob uma Regra e a guia de um Abade que faz às vezes de padre, quem conduz ao grupo no processo de escutar. Assim, com a capacidade de escutar, sustenta-se o diálogo fraterno entre o mestre e o discípulo", adicionam os organizadores.

Destacadas personalidades

BENET 2007 contará com a presença de personagens destacados na educação, e também em literatura. Entre eles, o Padre Christopher Jamison, Abade do mosteiro de Worth, Inglaterra, quem escreveu o livro "Finding Sanctuary". Apoiado na vida de cinco laicos que decidem viver a experiência da vida monástica, foi levado à televisão pela BBC como a série "The Monastery".

Virá também o Abade Primaz de todos os beneditinos do mundo –que vive em Santo Anselmo, Roma– Notker Wolf O.S.B., Abade do Colégio de Santo Anselmo e Grande Chanceler do Pontifício Ateneu Santo Anselmo.

Participará também o Pe. Columba Stewart, beneditino de Saint John's Abbey em Collegeville, Estados Unidos, Diretor de Formação, professor de teologia e estudos monásticos na universidade de St. John's, além de autor de vários livros entre os quais estão: "Cassian the Monk and Prayer and Community: The Benedictine Tradition", "World of the Desert Fathers", "Working the Heart of the Heart".