A imprensa americana publicou os registros da Food and Drug Administration (FDA) que anunciaram 17 mortes de mulheres jovens por utilizar o emplastro anticoncepcional conhecido como "sex patch". O diário New York Post denunciou que as mortes ocorreram desde ano de 2002 e envolveram  mulheres entre 17 e 30 anos de idade. Além disso, outras 21 mulheres escaparam da morte depois de sofrer cóagulos, enfartes e ataque cardíaco  relacionados com o fármaco.

O polêmico fármaco, cuja campanha de marketing inclui avisos com supermodelos e atletas olímpicas, é apresentado como alternativa “sexy” à pílula anticoncepcional tradicional. Ortho-McNeil, fabricante do emplastro conhecido como "Ortho Evra", assegura que este é mais fácil de lembrar que a pílula, porque exige ser substituído uma vez por semana em vez de tomar comprimidos todos os dias.

Os médicos que receberam os registros da FDA confessaram estar surpresos com o número de mortes. Por exemplo, o ginecologista encarregado do principal centro médico nova-iorquino, John Quagliarello, afirmou ser a primeira vez que soube desta  alta cifra de mortes vinculadas ao emplastro.

O emplastro Ortho Evra envia uma dose de hormônios anticoncepcionais ao sangue da consumidora através de sua pele. Estes hormônios são os que podem causar ataques, enfartes e cóagulos mortais.