Em uma cerimônia presidida pelo Arcebispo Emérito de Washington, Cardeal Theodore Edgar McCarrick, colocou-se a primeira pedra do novo seminário católico sérvio na cidade de Subotica, ao norte do país. O Cardeal afirmou que o início desta obra é um "momento histórico".

Por sua parte o Bispo de Subotica, Dom János Pénzes, assinalou que confia em que o novo seminário contribua para criar uma unidade mais profunda no seio do clero católico, pois é muito importante em um país no que convivem várias nacionalidades e religiões.

Segundo o Prelado esta situação requer "uma sensibilidade para o trabalho pastoral concreto que cuide de todos os detalhes" e que leve a criação de um plano pastoral único, que se obterá com uma formação unificada e compartilhada dos seminaristas.

Também o Presidente da Conferência Episcopal Internacional de São Cirilo e Metodio (Sérvia, Montenegro e Macedônia), Dom Stanislaw Hocevar, disse à associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) que é fundamental que os futuros sacerdotes obtenham uma formação em seu próprio país.

O também Arcebispo de Belgrado indicou que atualmente não há nenhum seminário em toda República Sérvia pois, como conseqüência da guerra, os seis seminários com os quais contava a Ex-Yugoslávia estão agora localizados em outros países. Por isso os seminaristas realizam sua formação em outros estados, o qual não é aceitável em longo prazo, referiu o Prelado.

Até o momento AIN destinou 300 mil dólares para a construção do novo seminário.

A Diocese de Subotica está se localizada na província de Vojvodina ao norte da Sérvia.