Durante sua reflexão semanal no programa "Chaves para um Mundo Melhor", Dom Héctor Aguer, Arcebispo de La Plata, assinalou que não será possível alcançar o objetivo de uma educação para todos enquanto permanece a desigualdade social no país.

"O nobre propósito de que o processo educativo possa integrar todas as crianças e adolescentes do país não vai poder cumprir-se facilmente se não se reverter à situação de prostração social que afeta a tantas famílias no país", disse o Prelado.

Dom Aguer explicou entretanto que "a questão não é somente econômica. É social e é também cultural"; pois existem "zonas, setores, âmbitos da população nacional que ficaram como relegados, como esquecidos e que carecem das habilidades básicas e dos recursos elementares para reagir com dignidade ante a situação de injustiça em que caíram".

"Esse nobre propósito da inserção escolar de todas as crianças tem que ver-se sustentado por um esforço muito lúcido e perseverante para superar esta gravíssima dificuldade", disse o Arcebispo de La Plata.

"Parece mentira que na Argentina, um país rico -quem o olhe de fora o reconhece em seguida- registre semelhantes situações em vastos setores da população. E aqui não só cabe potencializar a iniciativa de caridade de muita gente e de instituições, a solidariedade de alguns grupos sociais, mas sim se trata de pensar novamente a situação global da sociedade argentina", concluiu o Prelado.