Uma juíza civil no México ordenou ao Partido da Revolução Democrática (PRD), que recentemente impulsionou a legalização do aborto na Cidade do México, que indenize o Bispo de Ecatepec, Dom Onésimo Cepeda, com o pagamento de 2 milhões de pesos (180 mil dólares) por conceito de reparação de dano moral.

A juíza Sandra Luz Díaz Ortiz, titular do 35º tribunal em matéria civil, notificou no sábado tanto ao Bispo como ao PRD sua resolução, que resolve o processo iniciado pelo Prelado contra o PRD pelas críticas insultantes que o partido lançou contra Dom Cepeda durante o encarniçado debate produzido quando o PRD se negou a aceitar sua derrota nas urnas durante as eleições presidenciais.

Em sua sentença, a juíza ordena ao PRD indenizar Dom Cepeda e publicar um extrato da sentença em dois jornais de circulação nacional e no espaço noticiário de televisão de Joaquín López Dóriga, devido ao qual foi neste último onde o ano passado o dirigente do partido, Cota Montaño se referiu ao Bispo como "reacionário" e "mercado da religião e da política".

Porta-vozes do partido abortista chegaram a dizer que "alguém estaria pagando ao bispo Cepeda para falar contra o PRD".

A juíza concluiu que o PRD deve pagar a reparação do dano moral porque se demonstrou que tinha a intenção "dolosa" de insultar publicamente Dom Cepeda.

Entretanto, considerou que Cota Montaño não é o responsável direto, mas sim circunstancial, e que por isso corresponde ao partido cobrir a indenização.

A resolução pode ser impugnada pelo PRD mediante um recurso de apelação que revisaria uma sala do Supremo Tribunal de Justiça do Distrito Federal.