O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, indicou que levará aos afetados pelo terremoto no Peru a proximidade e solidariedade do Papa Bento XVI, e a ajuda concreta da Santa Sé.

O Cardeal explicou também que "já tinha uma viagem prevista para me encontrar com o povo católico peruano, a Conferência Episcopal, as autoridades políticas e civis, para inaugurar o Congresso Eucarístico Nacional que será encerrado na Solenidade de Santa Rosa de Lima, em 30 de agosto".

"Agora, irei, naturalmente modificando o programa, para levar a proximidade espiritual, a solidariedade e a caridade do Papa e a Igreja para esta população afetada. Irei também para levar o sentimento de amizade entre os dois povos, o italiano e o peruano", prosseguiu.

O Cardeal Bertone assinalou em seguida que "é importante, como disse o Papa no telegrama que enviou, que todas as instituições internacionais, as Igrejas locais se mobilizem para encontrar-se com as populações afetadas e ajudá-las para a reconstrução e para dar a este belo país, histórico país, país da América Latina, os sinais de solidariedade e apoio".