Caritas do Chile, por ocasião da proximidade da festa de Santo Alberto Hurtado, reconhecida no Chile como Dia da Solidariedade, convocou paróquias e diversas instituições da Igreja a colaborar com a coleta nacional a favor dos danificados do terremoto de 7,9 graus na escala Richter que afetou grande parte do território peruano.

Em um comunicado, Caritas Chile assinalou que "depois do terremoto, as instituições solidárias da Igreja no Chile ativaram sua rede de emergência e se encontram trabalhando em comunhão para compilar entre fiéis católicos e demais pessoas de boa vontade uma contribuição econômica que será destinado à Conferência Episcopal Peruana, através do Caritas Peru, para sua distribuição aos danificados através dos canais eclesiásticos respectivos".

O Secretário Geral da Conferência Episcopal do Chile, Dom Cristián Contreras Villarroel, pediu a todos os fiéis e pessoas de boa vontade a perguntarem-se como exercer a caridade e a solidariedade.

Com este propósito solidário, a Conferência Episcopal do Chile, Caritas Chile, o Lar de Cristo e a Vicaría Social e dos Trabalhadores do Arcebispado de Santiago puseram em comunhão seu serviço para canalizar toda a ajuda ao povo peruano, "uma ajuda que queremos que nasça do coração das pessoas ao ver tanto drama humano", disse Dom Contreras.

Dom Juan Luis Ysern, Presidente do Caritas Chile, assinalou que "alguns se perguntam, Como aconteceu isto precisamente quando parecia que estamos em litígio com o Peru pela questão limítrofe no mar? E isto mesmo é um sinal muito bonito. Uma coisa são os conflitos que têm que resolver dialogando de lado e lado olhando as razões, mas há coisas que estão acima de tudo isso. Aqui podemos ver como nos expressamos e vivemos como irmãos apesar de tudo".

mais de 60 mil peruanos vivem no Chile, quem em sua maioria não tiveram a oportunidade de comunicar-se com seus entes queridos e com seus familiares, tal como assinalou o Pe. Rodrigo Tupper, Vigário de Pastoral Social de Santiago: "A eles também queremos acolher com carinho e encomendá-los em nossa oração".

"É a oportunidade de unir nossa fé, nossa oração à ação concreta de solidariedade em ajuda dos quais hoje mais necessitam. Por isso sejamos muito generosos. O maior pedido que nos fez foi colaborar em dinheiro; através do Caritas Chile poderemos canalizar eficientemente essa ajuda e por isso pedimos muita generosidade", enfatizou o sacerdote.