O Centro para a Abertura e o Desenvolvimento da América Latina (CADAL), solicitou ao embaixador argentino em Cuba, Darío Alessandro, propor a ex-presa política Martha Beatriz Roque Cabello e a sua "Assembléia para promover a sociedade civil" para o Prêmio Internacional de Direitos Humanos Emilio Mignone.

Emilio F. Mignone foi um dos fundadores do Centro de Estudos Legais e Sociais e presidente da instituição até seu falecimento em 1998. A Chancelaria argentina outorga um prêmio com seu nome a cada ano a "instituições ou pessoas estrangeiras residentes no exterior que se destaquem ou se destacaram na promoção e proteção dos direitos humanos".

Os candidatos são propostos pelas Representações da Argentina no exterior, assim como pelas organizações de direitos humanos nacionais.

CADAL enviou ao embaixador Alessandro informação a respeito da Assembléia para Promover a Sociedade Civil em Cuba e explicou que embora o governo de Cuba não reconheça o direito humano à liberdade de associação e castiga com prisão seu exercício -que considera ilegal- "a Argentina sim o reconhece e garante, e este é um prêmio convocado pela Chancelaria de nosso país, pelo qual se considerou procedente este pedido".

A Assembléia para Promover a Sociedade Civil em Cuba é o acordo de 365 organizações da sociedade civil que embora tenham solicitado seu reconhecimento oficial, não o obtiveram.

A Assembléia, presidida pela economista e ex-presa política Roque Cabello, descreve-se como "um meio de ensino para ajudar à educação do ser social, orientada a promover o restabelecimento da sociedade civil, com vistas à instauração da democracia em Cuba".