A Conferência Episcopal Equatoriana (CEE) expressou mediante uma carta ao Presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, sua solidariedade frente à dor e sofrimento que nestes momentos padece uma importante região do Peru a conseqüência do terremoto que sacudiu o sul do país em 15 de agosto.

Em um comunicado, a CEE assinalou que "para fazer concreta a solidariedade se oferecerá ajuda econômica, que contribua para aliviar, ao menos em algo, as urgentes e grandes necessidades que se apresentaram".

Para isso, a CEE pediu a todos os bispos do país que no domingo, dia 26 de agosto, se realize nos templos, capelas e outros lugares públicos uma coleta nacional em favor dos danificados no Peru.

"O valor compilado em cada jurisdição –diz o comunicado– será enviado à sede da Conferência Episcopal Equatoriana. O valor total da coleta nacional se enviará à Conferência Episcopal Peruana".

Em nome dos bispos do Equador, Dom Néstor Herrera, Presidente da CEE, expressou em uma comunicação sua "fraterna solidariedade ao povo peruano e em especial aos pastores e fiéis das diocese afetadas junto com nossas orações para que os danificados encontrem na solidariedade dos irmãos da América e no mundo vias para a reconstrução e sua recuperação social e espiritual".