"A fé ou a falta dela decidem a sorte dos povos e, enquanto se abate a ruína sobre os incrédulos, vem a salvação sobre os fieis", destacou o Bispo de Porto Iguazú, Dom Marcelo Raúl Martorell, ao comentar a passagem bíblica que refere à libertação do povo eleito.

Depois de assinalar que "toda a história do Israel -como povo de sua propriedade- está tecida sobre a trama da fé", o Prelado destacou que a vida de Abraão foi acompanhada por sua fé. "Fé pela qual obedece a Deus, deixa sua terra e parte a um destino não definido. Pela fé, embora entrado já em anos acredite que terá um filho da idosa Sara, pela fé não vacila em sacrificar seu filho Isaac, seu filho único do qual esperava a descendência prometida por Deus".

"Abraão acredita contra toda evidência e esperança, pensando que ‘Deus tem poder para ressuscitar os mortos’. Com sua conduta mostra com clareza que ‘a fé é segurança do que se espera e prova do que não se vê’", indicou o Bispo.

Dom Martorell recordou que "os discípulos de Jesus, embora poucos, em um mundo incrédulo, não devem temer, pois o Pai os constituiu herdeiros do Reino, e sobre ele se apóia a certeza de alcançá-lo um dia. Mas devem, como Abraão, renunciar às seguranças terrenas e aceitar viver como pobres, largados e desenraizados, totalmente voltados para o verdadeiro tesouro que não está na terra, mas sim no céu".

"Por isso nada de preocupações e afãs excessivos pelas coisas temporárias, mas sim cuidar delas tendo ‘a cintura amarrada e as lâmpadas acesas; como os que aguardam que seu Senhor volte para abrir logo que venha e chame’", concluiu.