Em declarações à imprensa, o Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo de Santiago e Ex-presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), explicou que não existe nenhuma mudança contra a vontade dos bispos no documento de Aparecida, como vieram difundindo através da imprensa secular alguns grupos eclesiásticos.

"O documento que levamos ao Papa, no dia 11 de junho, é o documento de Aparecida, Conferência que terminou em 31 de maio passado. Pode ser que tenha algumas correções, como de um ponto ou uma vírgula, coisas desse tipo podem ser; mas levamos ao Papa esse documento evidentemente", explicou o Cardeal.

O Ex-presidente do CELAM assinalou que o evento "é uma Conferência que está elaborando orientações pastorais para 40% dos católicos no mundo. Trabalha em comunhão com o Papa que tem a responsabilidade por 100% dos católicos no mundo".

"Por isso –prosseguiu- estes documentos sempre são levados ao Santo Padre, ele pede a colaboração dos distintos Dicasterios técnicos que tem e pode ser que algum tenha dito: esta frase pode melhorar um pouco".

"O que nós sabemos que a Congregação da Doutrina da Fé disse que não havia afirmação alguma no documento que fora em contra o dogma, a moral. Mas pode ser que algum dos Dicasterios tenha dito: é melhor utilizar mas bem esta palavra, fica mais claro; e contra isso estão reclamando".

O Cardeal Errázuriz se referiu em seguida ao tema que irritou "a muitos grupos no Brasil e também em outros países e é o que se referia às comunidades cristãs de base, que foi um tema muito relevante e vem de Conferências Episcopais anteriores".

O Cardeal explicou que o das CEBs "no início não foi em todas as partes muito bem levado, de maneira que houveram comunidades cristãs de base que fracassaram, outras se polarizaram e em outros lugares cresceram com uma fecundidade extraordinária".

O Arcebispo de Santiago explicou em seguida que "vamos fazer no CELAM um grande congresso para poder recolher as melhores experiências que existem de comunidades cristãs de base de maneira que isso se possa difundir em toda a América Latina, em bem destas comunidades".

"O texto definitivo –adicionou- sofreu algumas modificações, mas não é a solução em trocar um texto, a solução está em um grande congresso, em um grande diálogo de comunhão fraterna onde se busquem os melhores caminhos e se recolham as melhores experiências das comunidades cristãs de base".

"O espírito do documento é muito claro, a experiência que vivemos em Aparecida foi uma experiência maravilhosa. O espírito é muito claro, as grandes linhas orientadoras são muito claras, trata-se de formulações que não têm a importância que está atribuindo nestes momentos", concluiu o Cardeal.