O Pe. José Torres celebrava uma Missa de defuntos na quarta-feira passada de noite na igreja de São Clemente em Pisco quando se iniciou o violento terremoto que afetou esta e outras localidades ao sul de Lima. Durante o terremoto o teto do templo caiu e o deixou preso. Depois de muitas horas sob os escombros, os bombeiros o resgataram nesta madrugada são e salvo.

Assim informou o jornal El Comercio, que também dá conta que o número de falecidos nessa igreja é até o momento maior que 50. Os bombeiros acreditam que deve haver mais cadáveres sob os restos do templo.

O subcomandante do corpo de bombeiros, Roberto Ognio, declarou à agência AFP que o Pe. Torres "estava debaixo de todos os tijolos crus são e salvo em uma espécie de cova que se formou com uma parte do teto (a abóbada) que caiu no terremoto".

Por sua vez, o sacerdote indicou que quando a terra começou a se mover pediu calma aos fiéis que enchiam a igreja, "mas as pessoas estavam assustadas". O presbítero disse logo que o terremoto se intensificou as pessoas se levantaram temerosas e as luzes da igreja se apagaram. "Eu me aferrei a uma coluna de concreto e já não vi mais nada", narrou.

Logo depois de sentir que o teto caía agachou esperando que terminasse o terremoto. Quando diminuiu a intensidade procurou refúgio porque "a estrutura da igreja seguia caindo", disse o Pe. Torres que finalmente conseguiu esconder-se no lugar onde foi encontrado.

Depois do terremoto, só ficam em pé duas grosas colunas e a cúpula central da tradicional igreja de São Clemente.