O Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, presidirá a cerimônia de beatificação do "santo dos Pampas", Ceferino Namuncurá, filho de um proeminente cacique argentino que aspirava converter-se em sacerdote da Congregação de São João Bosco, a qual pertence o Cardeal.

Em 16 de agosto, na sala que fora o antigo dormitório que alojou Ceferino Namuncurá no Colégio Pio Nono, aconteceu a Coletiva de imprensa que teve como lema: "Com Ceferino, fiéis a terra para chegar ao céu"; onde se deu detalhes da cerimônia que será realizada em Chimpay, um pequeno povo do Vale Médio do Rio Negro, situado à beira da rota 22 na Argentina.

Os responsáveis pelo santuário assinalaram que a beatificação de Ceferino é um acontecimento de vital importância para o povo e para a Igreja na Argentina, porque "Ceferino é o primeiro representante dos povos originários da América do Sul, que chega a tal instância e representa portanto, um emblema da valorização e o reconhecimento de suas culturas e valores"

Por motivo do acontecimento, os Bispos da Patagônia argentina emitiram uma mensagem onde se destaca a condição de Ceferino, mapuche cristão, que se manteve sempre fiel a suas raízes e se abriu plenamente ao Evangelho de Jesus.

"Quis ser missionário de seu povo e hoje segue intercedendo para que muitos pobres e excluídos tenham na sociedade o lugar que merecem", dizem os bispos.

Por motivo do acontecimento também haverão distintos eventos de caráter nacional ou regional para difundir e aprofundar a mensagem de Ceferino.

A Comissão Ceferiniana de Chimpay organizou um Concurso de fotografias com o tema: "A fé popular e Ceferino", que será encerrado em 28 de outubro.

A beatificação será no Santuário-Parque Ceferino Namuncurá, ao ar livre, valorizando o cuidado da terra, ao que foram tão sensíveis os irmãos mapuches.

A Diocese de Viedma e a Delegacia Salesiana São Francisco Xavier serão as anfitriãs do evento.

Material sobre o novo beato, dados a respeito de sua vida, iconografia do mesmo, questões vinculadas ao alojamento e outros detalhes da programação e realização do evento podem ser encontrados no site: www.ceferino.dbp.org.ar.