Face à severa destruição que sofreu o templo do venerado Senhor de Luren, localizado em Ica (Peru) -o mais afetado pelo terremoto de 15 de agosto-, a imagem do Cristo venerada pelos iquenhos saiu ilesa, um fato que os fiéis locais atribuem a um novo "milagre" da popular invocação.

A imagem do Cristo crucificado que se venera em Ica, do século XVI, não sofreu dano algum em que pese a que 50% da infra-estrutura do santuário ficou destruída devido ao terremoto de 7,9 graus que estremeceu a costa peruana, mas especialmente em Ica, onde se registraram mais de 600 falecidos e milhares de feridos.

Conforme relatório da Defesa Civil, o campanário, parte do altar maior, a torre central, a abóbada que dá para o coro e a cúpula da igreja sofreram graves danos, e se acredita que existam vítimas debaixo dos escombros, pois o templo estava quase cheio de fiéis que participavam da Missa, pelo dia da Assunção de Maria, no momento em que aconteceu o terremoto.

O santuário do Senhor de Luren, que data de século XVI, sofreu sucessivas destruições e reconstruções como resultado de incêndios e terremotos. Em todas as ocasiões, incluindo a do terremoto da quarta-feira, a imagem do Cristo terminou intacta.

O pároco do templo deixou aberta em uma parte descoberta do templo a mesma Bíblia que se utilizou na Missa durante a qual se produziu o terremoto, enquanto as equipes de busca seguem trabalhando entre os escombros.