O Papa Bento XVI expressou sua solidariedade com as famílias das vítimas do prolongado terremoto que sacudiu a costa central e sul do Peru ao cair à tarde de quarta-feira.

Em um telegrama assinado pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, que se prepara a visitar o Peru por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional,  o Sumo Pontífice, assinala ao bispo de cada região afetada: "profundamente causa pena ao conhecer a triste noticia do terremoto que causou tantas vítimas e enormes danos materiais, oferece sufrágios ao Senhor pelo eterno descanso dos falecidos e roga a sua Excelência que transmita seus sincero pêsames aos familiares dos defuntos, assim como os sentimentos de paterna proximidade espiritual aos numerosos feridos e a quem se tem visto privados de seu lar".

"Deste modo –diz a mensagem-, alenta as instituições e pessoas de boa vontade a emprestar com caridade e espírito de solidariedade cristã a necessária ajuda aos afetados. Com estes sentimentos, o santo padre ministra aos afetados e a quem socorre a confortadora bênção apostólica, como sinal de afeto ao querido povo peruano".

O dois terremotos sucessivos que sacudiram a costa peruana durante mais de dois minutos por volta de 6:20 da tarde produziram, segundo o Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru (Indeci), aumento nesta madrugada para 337 o número de mortos no terremoto registrado no Peru, enquanto os feridos superam os 800.