Mais de 35 mil peregrinos foram à Missa pela Assunção da Virgem Maria celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, o mais importante santuário Mariano da França, registrando-se de uma vez um aumento no número de fiéis que peregrinam aos distintos santuários do país.

A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Toulouse, Dom Robert Jean Louis Le Gall, e se realizou no marco da Peregrinação Nacional 2007, que este ano teve por lema "Reconciliar-se com Deus", que serve de preparação à celebração do 150º aniversário das aparições de Santa Maria à menina Bernadette Soubirous, ocorridas em 1858.

Por outro lado, em Paris, mais de cinco mil pessoas participaram de uma procissão Mariana pelo rio Sena, a qual se realiza por quinto ano consecutivo. Conforme se informou, o primeiro ano este evento reuniu cerca de mil paroquianos.

Segundo o jornal Le Fígaro, no ano passado cerca de 43 milhões de pessoas visitaram os santuários da França, um milhão mais que em 2005. Entretanto, outras fontes estimam que em 2006 foram 52 milhões os peregrinos. Conforme expressaram alguns representantes de tais centros de oração, isso mostra um aumento da quantidade de pessoas desejosas de participar das peregrinações.

O reitor da Catedral de Notre Dame de Paris e Presidente da Associação de Santuários da França, Pe. Patrick Jacquin, estimou que dos 43 milhões de visitantes, dois terços são franceses.

O Bispo da Lourdes, Dom Jacques Perrier, declarou a Le Monde que o auge dos lugares de peregrinação "cresce e é um fenômeno mundial, não só ligado ao cristianismo", e indicou que "na vida atual, sendo muito profana, é mais difícil fazer aparecer a dimensão religiosa no cotidiano. Os fiéis portanto necessitam momentos fortes", e nesse sentido "uma peregrinação a Lourdes cumpre esse papel".

Mais informação sobre o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes em http://www.lourdes-france.org/index.php?goto_centre=ru&contexte=es&id=1008&id_rubrique=1008